quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

HISTÓRICO

As primeiras imagens do sistema vascular no Ser Humano vivo foram obtidas em 1926 por Egas Moniz, que conseguiu imagens das artérias intra-cranianas.
Depois em 1928 Raynaldo dos Santos desenvolveu a aortografia translombar.
Estas técnicas muito invasivas eram as únicas formas de aquisição de imagens vasculares até 1953 onde se desenvolveu a técnica de Seldinger.
A angiorressonância é um método de diagnóstico não invasivo que possibilita o estudo das artérias e veias de todo o Corpo.



III JOTEDI - AL, Profº. Daniel R. Lerch Machado Tecnólogo em Radiologia Especialista em Tomografia e Ressonância Pós-graduado em Docência no Ensino Superior MBA em Gestão Hospitalar

47 comentários:

  1. Dilza, muito interessante esse blog. Nunca tinha tido conhecimento dessas técnicas usadas e também nunca tinha visto a anatomia dessa forma, como imagens radiológicas não. muito legal :)
    Priscyla Lins

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse blog, ta de Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. muito interessante esse blog.
    Parabéns...bjos

    ResponderExcluir
  4. oi... vim da uma passadinha no seu blog. gostei muito de saber um pouco mas da anatomia e o mas legal ainda e que as imagens são radiológicas.sempre é bom saber um pouco mas desses assuntos. muito bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Faço minha as palavras da Nanda!!
    Bjão e parabéns... muito legal eese blog!! \0/\0/\0/

    ResponderExcluir
  6. não olhei o site mais olhei as imagens todas são boas,boa escolha
    parabens bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. muito bom ! adorei essas informações.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns...amei o blog!!!
    Muito, muito, muito legal!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia essa técnica... muito legal saber o estudo vascular, q bom q hj em dia não é mais preciso ter q cortar os pacientes pra fazer os estudos... isso q é evolução tecnológica!!!

    ResponderExcluir
  10. CARACA ESSA IMAGENS SÃO MASSSAS D++++++... FICO FASCINADA COM O INTERIOR DO NOSSO CORPO...
    PARABÉNS DILZA!!!
    BEIJÃO PRA VC PARCEIRA!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ficou muito bom esse blog o assunto é muito interessante.

    ResponderExcluir
  12. Pow blog muto massa mesmo, conteudo muito interessante aprende varias FORMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS vc explica muito bem o FENÔMENO DE FLUXO
    ta de parabéns.

    ResponderExcluir
  13. oiii, foi otimo saber sobre esses assunto parabens pela blog amei....

    ResponderExcluir
  14. interesante de mais.. parabens

    ResponderExcluir
  15. q maravilhoso saber desses assuntos mto interessante..... tá d++

    ResponderExcluir
  16. parabens ficou muito bom....

    ResponderExcluir
  17. IssO ficou realmente bom
    vc foi muito bem,bom trabalho!!!
    beijooos!!!!

    ResponderExcluir
  18. MuUuiIito LeegaAalL sEeuU bLlOog...
    Uum aAbRaAÇÃao pRAa thIi!

    ResponderExcluir
  19. Acho muito interessante as técnicas usadas nos exames radiológicos... e essa angiorressônancia então... muito legal mesmo... parabéns pela escolha do blog!!!

    Abbraços...

    ResponderExcluir
  20. SHOW DE BOOLA. Adorei o blog... belas imagens, conteúdo informativo e preciso. Só posso te dizer, PARABÉNS!!!!
    \0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  21. Poxa !!! você caprichou no blog, e este assunto tratado é bastante interessante, muito bom !!!

    ResponderExcluir
  22. POXA MUITO MASSA ESTUDAR AS ARTÉRIAS E VEIAS COM TANTA FACILIDADE, SEM CAUSAR PREJUÍZOS AOS PACIENTES.

    PAAARAAABÉÉÉNS PELO BLOG... SUPER LEGAL!

    ABRAÇOSSS :)

    ResponderExcluir
  23. EXCELENTE!! Meus parabéns seu blog tá show.
    Gostei muito dessas imagens...

    Abraços e sucesso sempre pra vc!
    >>>d++++>>>>

    ResponderExcluir
  24. MARA D+ ESSE TEMA!

    ESTUDAR O INTERIOR DO CORPO HUMANO É SIMPLISMENTE INCRÍVEL, EU NÃO SABIA Q EXISTIA UMA TÉCNICA Q MOSTRAVA O SISTEMA VASCULAR DESSE JEITO!!!

    PARABÉNS PELO TEMA ABORDADDO!

    DEIXO PRA VC AS MINHAS SAUDADÇÕES...UUUHHH

    \0/\0/\0/ *__* :)

    ResponderExcluir
  25. ficou massa dilza muito interessante seu blog.

    ResponderExcluir
  26. parabens muita sorte pra vc nessa area.bjos

    ResponderExcluir
  27. É pra uma iniciante, você se saiu bem!O conteúdo tá bem estruturado e as imagens estão muito boas. Parabéns pelo blog, gostei muito.

    ResponderExcluir
  28. NOOOSSA GOSTEI BASTANTE DE TUDO, TEMA, DESINER, IMAGENS, CONTEÚDO ENFIM TÁ BASTANTE ORGANIZADO.
    PARABÉNS...


    MARAVILHOSAAAAA

    ResponderExcluir
  29. POW MARAVILHA VC TÁ DE PARABÉNS.
    TÁ SHOW DEMAIS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Gostei do conteúdo, é de ótima qualidade,e as imagens ajudam num melhor entendimento, parabéns.

    ResponderExcluir
  31. LEEEEGAAALL DEEEMAAAIIIIS EESS BLOOOG

    ResponderExcluir
  32. GOSTEI DO DESIGNER MUITO INTERESSANTE, O CONTEÚDO E MUITO BEM EXPOSTO E AS IMAGENS FAZEM TODO UM DIFERENCIAL, SEU BLOG ESTA MUITO BEM FEITO, CONTINUE ASSIM. PRECISAMOS DE PROFISSIONAIS DEDICADOS COMO VOCÊ.PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  33. pabéns ta show o blog adorei

    ResponderExcluir
  34. Dilza, ótimo trabalho, ficou show.... Parabéns!

    ResponderExcluir